Sobre o prêmio

O Prémio Semestral Future Generation Art Prize é o único prémio para a geração jovem de artistas com uma dimensão global e guiado por um processo de candidatura aberto, livre e democrático (online). Apoiado por um conselho eminente, júri distinto e excelente comitê de seleção, o Prêmio reúne o melhor do mundo da arte para apoiar uma nova geração de artistas.
Juntamente com o prêmio de US $ 100.000 e o compromisso de comissionar novos trabalhos, o Prêmio apoia sustentavelmente artistas de todo o mundo.

Com uma rede de mais de 60 plataformas de parceiros e 400 correspondentes em todo o mundo, o Prémio beneficia dos seus parceiros únicos que trabalham como embaixadores e incentivam os artistas a candidatarem-se ao prémio.

Artistas Patrono

Andreas Gursky
Germany
Damien Hirst
UK
Jeff Koons
USA
Takashi Murakami
Japan

Diretoria Internacional

Victor Pinchuk
Businessman and philanthropist
Chairman
Richard Armstrong
Director, Solomon R. Guggenheim Foundation and Museum, New York – USA
Eli Broad
Founder, The Broad Foundations, USA
Andreas Gursky
Patron Artist, Germany
Damien Hirst
Patron Artist, UK
Dakis Joannou
Founder, DESTE Foundation for Contemporary Art, Greece
Sir Elton John
Founder, Elton John AIDS Foundation and Sir Elton John Photography Collection, UK
Jeff Koons
Patron Artist, USA
Glenn D. Lowry
Director, The Museum of Modern Art, New York – USA
Takashi Murakami
Patron Artist, Japan
Alfred Pacquement
Director of Musée national d'art moderne, Centre Georges Pompidou, France
Miuccia Prada
Founder, Fondazione Prada, Italy
Fundador
Victor Pinchuk é um dos empresários mais bem sucedidos da Ucrânia. O seu papel na solução das quistões cívicas, internacionais, participação nas organizações filantrópicas fez dele um líder na crescente interação da Ucrânia com Europa e mundo.

Nascido em Kiev, em 1960, graduou-se com honras do Instituto Metalúrgico de Dnipropetrovsk em 1983 e formou-se PhD em 1987, antes de iniciar sua carreira como engenheiro de pesquisa na produção de tubos.
Victor Pinchuk
"A arte, liberdade e criatividade vai mudar a sociedade mais rápido do que política"
Descobrir mais
Em 1990, ele fundou companhia"Interpipe" com base em suas inovações patenteadas naesfera das tecnologias de projetação e produção dos tubos, que foram adotados com sucesso pelas principais fábricas metalúrgicas na ex-URSS. Em 2006, ele fundou "Eastone" Ltd., uma companhia internacional de consultoria e de investimentos, cuja carteira dos activos é composta por mais de 20 empresas e projetos de grande escala, incluindo "Interpipe" e ativos de mídia na Ucrânia e internacionalmente.

Sr. Pinchuk serviu dois mandatos como membro eleito do Parlamento ucraniano, desde 1998 até 2006. Em 2003, ele decidiu se aposentar da política para se concentrar em seu negócio e atividades filantrópicas.
Por mais de 12 anos o Sr. Pinchuk tem vindo a desenvolver e apoiar uma série de projetos filantrópicos na Ucrânia. Em 2006, ele consolidou essas atividades sob a Fundação Victor Pinchuk, tornando-se a maior fundação filantrópica privada ucraniana, conhecida pela execução dos projectos em áreas importantes para o desenvolvimento social.

Em setembro de 2006, Victor Pinchuk fundou a PinchukArtCentre, um dos maiores centros de arte contemporânea na Europa Oriental. Mr. Pinchuk é um grande colecionador de arte contemporânea.
Victor Pinchuk foi listado como um dos "2010 TIME 100 - Pessoas Mais Influentes do Mundo" na revista "Time", publicada em 29 de abril de 2010. Sr. Victor Pinchuk foi destacado na categoria "Pensadores", entre os pensadores mais influentes do mundo - juntamente com o fundador da "Apple" Steve Jobs, Ministro Mentor de Cingapura Lee Kuan Yew, recém-nomeado membro do EUA Supremo Tribunal de Justiça Sonia Sotomayor e designer Zaha Hadid. Ele ficou em № 1 no ranking dos promotores da Ucrânia no mundo pelo Instituto de Política Mundial.

Em 2012, a revista "ARTnews" inclui Victor Pinchuk em "The Top Coletores ARTnews 200" lista (cada ano, desde 2008) e na lista das 100 pessoas mais influentes no mundo da arte, de acordo com a versão da revista "ArtReview" ("ArtReview: 2012 Power 100"). Pinchuk aparece na lista pela quinta vez: em 2008, ele foi classificado em 67, em 2009 - 53, em 2010 – 37, em 2011- 35, em 2012 – 32, em 2013 – 38º lugar.
Victor Pinchuk foi presenteado com o Prêmio Europeu de Trebbia para suporte das artes e da cultura em 2011. Em março de 2013, ele recebeu das mãos Aurélie Filippetti, o ministro da Cultura e Comunicação da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordemdas Artes e das Letras ("Ordre des Arts et des Lettres").

Em 19 de fevereiro de 2013 o Sr. Pinchuk comprometeu-se em dar metade ou mais da propria fortuna durante a sua vida e depois para as causas e projectos filantrópicos, juntando-se a Giving Pledge (Promessa Dando) , uma iniciativa filantrópica fundada em 2010 por Bill Gates e Warren Buffett.
Fundação Victor Pinchuk
A Fundação Victor Pinchuk, uma fundação filantrópica internacional, privada e apartidária sediada na Ucrânia, foi criada em 2006 pelo empresário e filantropo Victor Pinchuk. Ela capacita a jovem geração a mudar seu país e o mundo. Para este fim, implementa projetos e constrói parcerias na Ucrânia e no mundo. Desde 2006, a Fundação investiu mais de 125 milhões de dólares para transformar a Ucrânia.

Os projetos da Fundação Victor Pinchuk incluem, entre outros: uma rede universal ucraniana dos centros de recém-nascidos Cradles of Hope; o maior programa de bolsas privadas na Ucrânia, Zavtra.UA; o programa de bolsas WorldWideStudies para estudantes ucranianos que estudam no exterior e o PinchukArtCentre, o centro de arte mais dinâmico da Ucrânia e da região, que oferece acesso gratuito à arte contemporânea para inspirar novas idéias.
A Fundação apoia a rede internacional Yalta European Strategy (YES), um dos principais fóruns para discutir o futuro europeu da Ucrânia e o contexto global.

A fundação apoia uma plataforma de crowdfunding para fomentar a doação na sociedade ucraniana, o mercado filantrópico ucraniano. A Fundação é membro do European Foundation Centre e do Ukrainian Grantmakers Forum. Coopera com o Atlantic Council, a Brookings Institution, o Tony Blair Institute for Global Change, a Amicus Europae Foundation e outras organizações não-governamentais.
PinchukArtCentre
O PinchukArtCentre foi fundado em setembro de 2006 em Kiev por Victor Pinchuk. Desde então, é um dos maiores e mais dinâmicos centros de arte contemporânea da Europa Central e Oriental. Com mais de 3 milhões de visitantes, o PinchukArtCentre tornou-se um centro internacional de arte contemporânea, desenvolvendo o cenário artístico ucraniano e gerando um discurso público crítico para a sociedade como um todo.

Por mais de uma década, o PinchukArtCentre apresentou obras de cerca de 300 artistas internacionais para a Ucrânia, proporcionando livre acesso a novas idéias, percepções e emoções. Seu programa investiga a identidade nacional no contexto de desafios internacionais.
Simultaneamente, o PinchukArtCentre investe na próxima geração através do Future Generation Art Prize e do PinchukArtCentre Prize (um prêmio para jovens artistas ucranianos contemporâneos de 35 anos de idade ou menos). Através dos prémios bienais, a instituição tornou-se um centro líder para os melhores artistas emergentes em todo o mundo, ao mesmo tempo que inspira uma nova geração na Ucrânia.

Em 2016, a PinchukArtCentre lançou a Plataforma de Pesquisa como um projeto pioneiro que visa gerar um arquivo vivo de arte ucraniana desde o início dos anos 80 até o presente.
Seja o primeiro a receber nossas novidades!