Calendar of the Future Generation Art Prize 2017

Application Procedure
June 21 - October 2 2016

Selection Procedure
September 12 - October 7 2016

Shortlist Announcement
November 2016

Exhibition of the Shortlisted Artists at the PinchukArtCentre
February 25 – April 16 2017

Future Generation Art Prize 2017 Award Ceremony
March 16 2017

Future Generation Art Prize 2017@ Venice
May 11 – August 13 2017

Apresentando Dineo Seshee Bopape, a vencedora do Prêmio principal Future Generation Art Prize 2017, o júri declarou:
«Ao longo do curso desta exposição, começou ir brotando uma vegetação inesperada, o que confirma a fertilidade extrema do solo rico da Ucrânia usado para criar uma paisagem e uma plataforma para os materiais crus e tratdos com chamas. Este macio platô negro é um palco para uma mão que ansia a ação; que fica aberta num gesto de dar; ou apertada como um punho de protesto – é assim que o barro transforma-se num cerâmico feito à mão.
Explorando esta “arte de terra” instalada no andar superior desta galeria, descobrimos minerais, cristais e cinzas extraídos da terra ou dispostos em formas ritualísticas. Vemos vazios revestidos com folhas de ouro. Cada material ou objeto é uma metáfora da terra e da falta da terra; do bem-estar e empobrecimento; da nova vida e o luto.As frondas de ervas queimadas e cristais agem como agentes de cura e purificação; e logo estamos imersos no ambiente sônico do mar.
Pela sua escultura que demostra inventividade no uso das formas e o simbolismo político simbólica, concede-se o Prêmio 2017 Future Generation Art Prize a Dineo Seshee Bopape»

Comentando as obras da vencedora do Prêmio Especial Phoebe Boswell, o júri sublinhou:
“No marco desta exposição descobrimos corredor de desenhos virtuosos que refletem a vida, figuras femininas animadas em uma escala épica. Esses protagonistas nus e ainda heróicos têm histórias para contar e são ativados por nossa presença - também somos convidados a contribuir com nossos próprios pensamentos e ideias. Em reconhecimento do poder imersivo e emocionalmente carregado da instalação intitulada Mutumia onde se usa o efeito da presença completa, o prêmio especial é concedido a Phoebe Boswell”

Comentando o Prêmio Future Generation Art Prize 2017, os membros do Júri sublinharam: « revela uma geração de artistas que se baseiam em histórias sociais e culturais e sistemas, para criar obras de um grande efeito emocional e conceitual. As suas obras refletem a heterogeneidade do nosso mundo visual e as estruturas políticas que o moldam, mas também estão associadas com o corpo ou a terra. Eles celebram formas de conhecimento que podem ser filosóficas ou atávicas; contudo, transferem a sua pesquisa nas suas obras com um efeito de presença poderoso e produzem uma grande influência direta.
O júri ficou impressionado com a qualidade das instalações que cada artista criou para esta exposição, a extensão global dmostrada pelas organizações que os nominaram e o talento curatorial revelado pela equipe PinchukArtCentre na realização da visão de todos os artistas»

About exhibition

Exhibition photogallery

Shortlist profiles

Online application starts in

Torne-se nosso fã no Facebook